sábado, 6 de abril de 2013

COLABORAÇÃO COM O PNSC


notícia publicada no Jornal de Sintra


No dia 5 de Abril 13 alunos da Turma do 5º A, estiveram na Peninha, em plena serra de Sintra.

Esteve um dia de sol mas muito ventoso. Mesmo assim, estes alunos, juntamente com mais 2 alunos acompanhados pela Prof.ª Verena Ruth Vogel, resistiram à ventania e ao frio que naquela manhã se fazia sentir. Numas instalações existentes na Peninha, deixamos as nossas mochilas, calçamos luvas de trabalho,( tão grandes para dedos dos meninos e meninas do 5ºA) e descemos a um lugar do parque onde nos esperavam as ferramentas e equipamentos para aquele dia de trabalho: enxadas, baldes, estacas de sinalização. O Sr João Voguel explicou as regras de segurança. Dirigimos-nos então ao local destinado á plantação das árvores, fustigados pelo vento. O local era mais abrigado, e depois de de começarmos a trabalhar o frio desapareceu. 


Os alunos organizados em equipas, plantaram carvalhos cerquinhos, freixos, cerejeiras, e pilriteiros, (cerca de 20 no total)
Limpamos umas vinte árvores plantadas recentemente, de mato que as cercava com os alunos, muitas acácias foram arrancadas ainda se fez um jogo orientado por uma jovem bióloga do ICNF.
 Por fim, o merecido piquenique e o regresso a casa para um merecido descanso depois de termos feito um importante trabalho e aprendido coisas novas. Algumas fotos para recordar

a caminho, contra o vento

transporte das ferramentas e outros materiais

preparando o terreno
este lugar é bom para um carvalho-cerquinho

esta árvora já esta plantada e assinalada com uma estaca


depois de arrancarmos muitas acácias
explicando procedimentos
no alto da Peninha, após um pic nic




Sem comentários:

Enviar um comentário