Jovens Reporteres do Ambiente

ANO 2013 -2014


Eco-repórter da energia

O desafio “Eco-repórter da Energia” visa a motivação para a realização de trabalhos de reportagem em torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.
A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em termos de alterações climáticas.
Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou
 as consequências resultantes da sua utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a investigação do eco-repórter da energia.
O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.
O objetivo será o de dar a conhecer casos e exemplos concretos relevantes a nível local/regional.
As peças jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social local, regional, nacional ou internacional (internet).
As palavras-chave são: energiainvestigação local e reportagem.

Objetivos

·         Estimular nos jovens o interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente motivando-os para a investigação local.
·         Desenvolver competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob formato jornalístico.
·         Incentivar a produção de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo.
·         Promover a comunicação na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a energia.
·         Contribuir para uma (in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental.
·         Contribuir para o desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
·          

Quem pode participar ?     Existem dois escalões:

1º ESCALÃO - até aos 15 anos

2º ESCALÃO - dos 15 aos 21 anos


Os originais deverão ser apresentados a concurso 

até 30 de maio.

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Participa

1 - Jovens Reporteres do Ambiente


Vimos relembrar e sublinhar algumas atividades e desafios que este ano foram criados para os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)Seguindo a metodologia proposta nos JRA os jovens participantes deverão investigar temas ambientais/ de sustentabilidade, reportando as suas  conclusões através da apresentação de produtos jornalísticos. O QUE FAZ O JRA1.Escolhe o tema de investigação/ reportagem
2.Recolhe informação no terreno: imagens, análises, testemunhos, entrevistas…
3.Produz peças jornalísticas: artigos/reportagens; fotoreportagens;  videoreportagens
4.Publica e divulga :
-na imprensa local, jornal da escola, jornal do município, etc
- no portal nacional JRA
- na página internacional YRE connect  traduzindo os trabalhos para inglêsOs trabalhos devem ser publicados ao longo do ano no portal jra:
http://www.jra.abae.pt, podendo cada escola produzir e divulgar as peças jornalísticas que entender INICIATIVAS / DESAFIOS ATIVIDADES PARA OS JRA




Sublinhamos as seguintes iniciativas


2 - Intervenção no Parque Nacional Sintra Cascais 

Venho propor aos vossos educandos um conjunto de atividades, de intervenção no Parque Natural Sintra Cascais (PNSC), que visam dar a conhecer algumas das espécies arbóreas aí existentes, bem como espécies da avifauna, e realizarem tarefas de conservação plantação e manutenção de algumas áreas do PNSC, que nos poderão ser atribuídas e nas quais os alunos poderão ser chamados a intervir.
Estas atividades foram propostas pelo coordenador do programa Eco Escolas da EB Ferreira de Castro, à Srª Engenheira Cláudia Almeida,  do PNSC, que acolheu positivamente esta ideia.  Poderemos contar ainda com o apoio e colaboração de um Grupo de Jovens – Geração XXI, que gentilmente se prontificou a ajudar nos aspetos logísticos e de instalações.
Os objetivos principais, que nos nortearam foram:
ð   Formar cidadãos conscientes, em termos da problemática ambiental em geral;
ð   Fomentar nos alunos princípios, valores, comportamentos e atitudes que lhes permitam viver em harmonia com o meio ambiente;
ð   Desenvolver capacidades psicomotoras, cognitivas e sociais e afetivas;
ð   Desenvolver o espírito de observação;
ð   Contribuir para o desenvolvimento da autonomia;
ð   Incutir uma forte cultura ambiental na Escola;
ð   Adquirir conhecimentos para poder intervir na proteção e na melhoria da qualidade do Ambiente.
ð   Poderão com estas atividades participar em concursos como os do programa Jovens Repórteres do Ambiente (http://jra.abae.pt/portal/o-projeto-jra/)

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