ANO 2013 -2014
Eco-repórter da
energia
O desafio “Eco-repórter
da Energia” visa a motivação para a realização de trabalhos de reportagem em
torno do tema energia, na região em que se localiza a escola.
A proposta é a da realização de um conjunto de investigações locais em
torno da eficácia e eficiência com que utilizamos a energia. Os temas poderão ser diversos: das energias
renováveis, aos hábitos de consumo; dos hábitos de mobilidade às implicações em
termos de alterações climáticas.
Os tipos e formas de energia, as suas origens, a sua produção e consumo, ou
as consequências resultantes da sua
utilização, são exemplos da multiplicidade de enfoques em que pode incidir a
investigação do eco-repórter da energia.
O importante é encontrar um tema-problema que possa ser investigado a nível
local, através de entrevistas, inquéritos, medições, etc.
O objetivo será o de dar a conhecer casos
e exemplos concretos relevantes a nível local/regional.
As peças jornalísticas produzidas, destinar-se-ão à comunicação social
local, regional, nacional ou internacional (internet).
As palavras-chave são: energia, investigação local e reportagem.
Objetivos
·
Estimular nos jovens o
interesse pela investigação e compreensão dos temas energia e ambiente
motivando-os para a investigação local.
·
Desenvolver
competências na área da investigação (inquérito, entrevista), e comunicação sob
formato jornalístico.
·
Incentivar a produção
de trabalhos jornalísticos de qualidade, em formato vídeo.
·
Promover a comunicação
na comunidade local, nacional e internacional dos temas relacionados com a
energia.
·
Contribuir para uma
(in)formação crítica, na área da sustentabilidade energética e ambiental.
·
Contribuir para o
desenvolvimento de cidadãos informados, participativos e com espírito crítico.
·
Quem pode participar ?
Existem
dois escalões:
1º ESCALÃO - até aos 15 anos
2º ESCALÃO - dos 15 aos 21 anos
Os originais deverão ser apresentados a concurso
até 30 de maio.
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Participa
1 - Jovens Reporteres do Ambiente
Vimos relembrar e sublinhar algumas atividades e desafios que este ano foram criados para os Jovens Repórteres para o Ambiente (JRA)Seguindo a metodologia proposta nos JRA os jovens participantes deverão investigar temas ambientais/ de sustentabilidade, reportando as suas conclusões através da apresentação de produtos jornalísticos. O QUE FAZ O JRA1.Escolhe o tema de investigação/ reportagem
2.Recolhe informação no terreno: imagens, análises, testemunhos, entrevistas…
3.Produz peças jornalísticas: artigos/reportagens; fotoreportagens; videoreportagens
4.Publica e divulga :-na imprensa local, jornal da escola, jornal do município, etc
- no portal nacional JRA
- na página internacional YRE connect traduzindo os trabalhos para inglêsOs trabalhos devem ser publicados ao longo do ano no portal jra: http://www.jra.abae.pt, podendo cada escola produzir e divulgar as peças jornalísticas que entender INICIATIVAS / DESAFIOS ATIVIDADES PARA OS JRA
Sublinhamos as seguintes iniciativas
2 - Intervenção no Parque Nacional Sintra Cascais
Venho propor aos vossos educandos um
conjunto de atividades, de intervenção no Parque Natural Sintra Cascais (PNSC),
que visam dar a conhecer algumas das espécies arbóreas aí existentes, bem como
espécies da avifauna, e realizarem tarefas de conservação plantação e
manutenção de algumas áreas do PNSC, que nos poderão ser atribuídas e nas quais
os alunos poderão ser chamados a intervir.
Estas atividades foram propostas pelo
coordenador do programa Eco Escolas da EB Ferreira de Castro, à Srª Engenheira
Cláudia Almeida, do PNSC, que acolheu
positivamente
esta ideia. Poderemos
contar ainda com o apoio e colaboração de um Grupo de Jovens – Geração XXI, que
gentilmente se prontificou a ajudar nos aspetos logísticos e de instalações.
Os objetivos principais, que nos nortearam foram:
ð Formar cidadãos
conscientes, em termos da problemática ambiental em geral;
ð Fomentar nos
alunos princípios, valores, comportamentos e atitudes que lhes permitam viver
em harmonia com o meio ambiente;
ð Desenvolver
capacidades psicomotoras, cognitivas e sociais e afetivas;
ð Desenvolver o
espírito de observação;
ð Contribuir para
o desenvolvimento da autonomia;
ð Incutir uma
forte cultura ambiental na Escola;
ð Adquirir
conhecimentos para poder intervir na proteção e na melhoria da qualidade do
Ambiente.
ð Poderão com
estas atividades participar em concursos como os do programa Jovens Repórteres
do Ambiente (http://jra.abae.pt/portal/o-projeto-jra/)
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